Quais as habilidades de um líder?

Vamos descobri quais são as habilidades necessárias para ser um líder?

Leia a matéria e depois me conta quais habilidades você já possui e quais precisa desenvolver mais!

Delegar funções

Uma habilidade muito importante de qualquer liderança é a sua capacidade de delegar.

Com o tempo o líder vai adquirindo mais e mais responsabilidades cada vez mais complexas e aos poucos vai ficando sobrecarregado.

Como consequência da sua falta de tempo, tarefas realmente importantes que melhoram e promovem o crescimento de equipes, setores e até da empresa como um todo são deixadas de lado.

Porém o fato é que muitos líderes tem dificuldades para delegar e isso pode acontecer porque:

● tiveram péssimas experiências anteriores;

● não confiam que os outros vão fazer um bom trabalho;

● acham que isso demonstra incompetência;

● tem medo de perder o controle.

Pensando nessas dificuldades separei alguns itens que você deve levar em consideração para fazer uma boa delegação, a seguir falo sobre cada um desses itens.

Existem riscos ao delegar funções?

Antes de pensar em delegar uma tarefa reflita sobre os riscos envolvidos para a empresa.

Tem tarefas sem risco algum ou com um risco muito baixo como por exemplo avaliar currículos, estas são ideais para você começar a delegar.

Em seguida tem atividades de risco moderado que podem trazer certo prejuízo para empresa no longo prazo, estas devem ser atribuídas a quem já demonstrou maturidade em lidar com as tarefas de risco baixo, esta pessoa poderia estar realizando a entrevista de um candidato a um vaga na empresa por exemplo.

Por fim temos o alto nível de risco trazendo consequências maiores para a empresa, no nosso exemplo de recrutamento para a vaga de emprego esta pessoa estaria negociando o salário desse novo colaborador.

O fato é que você precisa fazer com que as pessoas passem por estes níveis gradualmente, isso lhe dará confiança e capacidade de avaliar como cada pessoa evolui.

Alguém que atinge este último nível está no caminho para assumir um cargo de liderança.

Para quem delegar funções?

Certifique-se de a pessoa tem as habilidades necessárias para realizar esse trabalho, para isso é muito importante que você conheça a pessoa e assim poderá ter mais confiança para delegar.

Além disso é necessário que a pessoa tenha as ferramentas e condições para realizar o trabalho, de nada adianta se a pessoa está sobrecarregada com outras atividades.

Por último procure saber se a pessoa quer fazer essa tarefa, afinal você está aumentando a responsabilidade dela e nem todos gostam de sair da zona de conforto para assumir um certo risco.

Alinhamento

Explique o que fazer, porque fazer, como fazer, quando fazer, pergunte se entendeu, se está de acordo, se concorda, se tem dúvidas e se vai precisar de ajuda.

Comunique suas expectativas, com que frequência ele precisa comunicar o progresso, qual será o prazo, como deverão ser os resultados, qual o orçamento, que recursos ele poderá utilizar.

E caso precise… ensine, treine.

É muito importante que você trate a delegação da tarefa como uma venda, para que a pessoa se conecte com a tarefa, fale dos benefícios e deixe claro a importância para que a pessoa realmente queira se comprometer com aquilo, quanto maior a transparência melhor.

Responsabilidade

Você deve delegar e não de largar​.

Por isso não abandone, aprenda a acompanhar de maneira efetiva e sem ficar intervindo e criando dependência, senão a cada passo que precisa ser dado irão lhe perguntar e assim você impede que a pessoa se desenvolva e isso pode até te sobrecarregar mais ainda.

Para finalizar, lembre-se, você está delegando uma tarefa sua, de sua responsabilidade, você pode não ter executado a tarefa, mas você ainda é o responsável pelo resultado final.

Considerar estes 4 itens vai te facilitar muito o processo de delegação.

Agora me conta…

Este artigo te fez refletir de alguma forma? Deixe um comentário abaixo.

Um grande abraço e até a próxima.

Escrito por: Marcos Tupan

Especialista em liderança ágil, se dedica a criação de conteúdo para ajudar líderes a atingirem seus objetivos mesmo sem uma equipe ideal.

Sobre JamesDoorman

Palestrante, Educador Financeiro e pesquisador a mais de 23 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *