Formas de reconhecer seus funcionários

Sentir-se reconhecido é um dos principais fatores do envolvimento dos funcionários.

Quando os funcionários se sentem apreciados pelo trabalho que realizam é mais provável que estejam envolvidos.

Uma das formas de apreciação é através do reconhecimento, pois dessa forma você está demonstrando a alguém que o trabalho dele é importante.

O reconhecimento faz as pessoas se sentirem realmente bem consigo mesmas e motiva os funcionários a manter o bom trabalho.

Cada funcionário que trabalha em uma organização gosta de sentir que o trabalho que eles realizam está sendo reconhecido por seus colegas e superiores.

Apreciar os funcionários aumenta a moral e cria uma cultura de trabalho positiva dentro da organização, uma vez que os demais funcionários passam a adotar esse comportamento e também por demonstrar aos demais quais bons comportamentos você mais valoriza.

No entanto, o reconhecimento dos funcionários é uma das áreas em que os empregadores costumam mais decepcionar seus funcionários.

Normalmente as empresas usam apenas métodos genéricos e impessoais de valorização dos funcionários, como: funcionário do mês, festa de fim de ano, reunião anual de feedback, etc. Basicamente tentam encontrar uma maneira única de reconhecimento que atenda a todos os funcionários.

O fato é que o reconhecimento precisa ser uma preocupação diária, você precisa estar atento a tudo, desde os pequenos até os grandes feitos para você reconhecer e agradecer as pessoas.

Porém existem algumas boas práticas para realizar um bom reconhecimento e não parecer algo mecânico e ensaiado. A seguir apresento 6 boas práticas para o reconhecimento:

1 – Reconheça pessoas

Pode parecer estranho o título deste item, mas o fato é que muitas empresas apenas reconhecem grupos, ou seja, uma equipe, uma área, um setor ou todos os funcionários naquele mega evento de fim de ano.

O fato é que cada pessoa precisa ser valorizada individualmente para que ela sinta o valor e impacto da sua contribuição para a empresa.

2 – Seja sincero

Para que o reconhecimento seja válido para a pessoa que está recebendo ele precisa ser verdadeiro.

A pessoa precisa sentir que você realmente está sendo honesto com relação ao reconhecimento e isso é sentido através de expressões, gestos e tom de voz.

Caso a pessoa desconfiar da autenticidade esse reconhecimento perde o valor.

3 – Personalize

Simplesmente reconhecer alguém na frente de todos pode não ser bom para a pessoa se é algo que ela não goste, você precisa conhecer as pessoas e personalizar o reconhecimento de maneira que ele seja único para a pessoa.

4 – Razão específica

Você não deve reconhecer qualquer coisa, foque sempre nos comportamentos que você realmente valoriza e seja claro com relação a qual comportamento você está reconhecendo e por que esse comportamento é valorizado.

Dessa maneira você também incentiva que os demais passem a adotar esse tipo de comportamento.

5 – Seja preciso

Nada pior do que dar créditos a pessoa errada. Acompanhe o dia a dia dos funcionários, reconhecer alguém simplesmente porque você ouviu dizer algo demonstra total falta de sinceridade.

Caso não possa estar presente tire um tempo para coletar o máximo de informações sobre situações que ocorreram, os mínimos detalhes são os mais importantes.

6 – Seja pontual

Existe um momento certo para estar reconhecendo. Algumas situações exigem o reconhecimento imediato, outras podem ficar para depois, pois tem um tempo de validade maior.

Adotando estes 6 itens as chances de um reconhecimento ser mau aceito são mínimas e farão você ser mais apreciado como líder.

Agora me conta…

Este artigo te fez refletir de alguma forma?

Deixe um comentário abaixo.

Um grande abraço e até a próxima.

Sobre JamesDoorman

Palestrante, Educador Financeiro e pesquisador a mais de 23 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *