
Para a maioria das pessoas, é muito difícil manter o foco de um objetivo mais demorado, principalmente porque não possuirmos o próprio hábito de planejar coisas a longo prazo.
Ainda temos que evitar as distrações diárias, manter-nos persistentes e aguentar os fracassos que com certeza aparecerão durante o caminho.
Enfim, para se realizar grandes coisas é necessário grande esforço.
Francamente não importa qual seu objetivo, essas dicas servirão para qualquer coisa.
Se você tem a intenção de emagrecer, parar de fumar ou juntar dinheiro para uma viagem.
Não importa, pois dessa forma seguindo esses passos será possível você manter mais o foco e realizar qualquer desejo seu.

1 – Defina exatamente o que você quer
Se o que você deseja não estiver exatamente claro para você, pode ser que leve mais tempo ou até mesmo você nem atinja o objetivo o que pode gerar estresse e frustação.
Antes de mais nada é necessário você entender o seu estado atual, pois foi ele que te incentivou a mudar e querer um objetivo diferente a longo prazo.
Esse objetivo também deve ser o mais detalhado possível, com o máximo de informações, desde um plano de ação para com datas até as pessoas que envolvem esse seu desejo.
Tudo mesmo.
2 – Senso de propósito
Quando falamos em propósito estamos falando de alcançar os objetivos, no entanto o senso de propósito vai além.
Você está querendo juntar dinheiro para que?
Emagrecer para que? Você se sentirá melhor espiritualmente?
Mentalmente? Acredita que isso melhorará sua qualidade de vida?
E ainda mais, o senso de propósito tornará o caminho mais fácil, pois trabalhar porque lhe mandaram trabalhar, ou emagrecer porque alguém disse que você precisa emagrecer pode não ser um real propósito seu.
Os seus sonhos tem que ser motivadores para você e tudo que você fizer será mais prazeroso, menos cansativo e provavelmente mais eficiente.
Você precisa saber quais valores, princípios ou crenças são realmente valiosos para você, pois dessa forma você cria âncoras que sustentam de forma mais significativa a continuidade dos seus objetivos.

3 – Coloque os objetivos em um papel
Isso é tão importante quanto qualquer um dos itens acima.
Colocá-los em um papel é uma forma de sempre os lembrar, saber pelo que você tem trabalhado.
Além disso, o registro facilita a visualização mental e por consequência, aumenta o foco.
Muitos acreditam que imagens fixadas onde sempre podem ser vistas é um ótimo modo de sempre estar lembrando e de certa forma expandindo o consciente para sempre estar atento às oportunidades.

4 – Reconheça e celebre o progresso
Esse é o passo fundamental para continuidade das metas a longo prazo.
É extremamente importante você reconhecer as vitórias das pequenas metas que você vai cumprindo ao longo de todo o processo.
Reflita todos os dias e perceba o quanto progrediu ao longo do tempo que você estipulou para chegar ao seu objetivo.
Conceda a si mesmo alguns prazeres para grandes objetivos conquistados. Por incrível que pareça, isso reforça a motivação.